sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gripe A

Sem medo da vacina!!!!

Especialistas garantem segurança da dose contra a gripe A e apelam para que a população compareça aos postos de saúde

  • Em poucos meses, os gaúchos parecem ter substituído o compreensível medo da gripe A pelo medo insensato da vacina contra a gripe A. Essa é, ao menos, a explicação encontrada por especialistas para dar conta de um fenômeno intrigante: a baixa procura pela imunização, oferecida gratuitamente na rede pública há um mês.

    E-mails anônimos e assustadores sobre falsos riscos oferecidos pela vacina seriam os responsáveis por milhares de doses estarem sobrando. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) tem recebido informações sobre a existência de um número considerável de pessoas que estaria recusando a vacina por medo. O apelo para a adesão à campanha ganha um reforço importante hoje, quando o governo federal promove o Dia D. A Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo para que o maior número possível de postos de saúde esteja aberto.

    O quadro preocupa infectologistas e autoridades porque pode trazer efeitos graves com a aproximação do inverno e o ressurgimento do vírus A H1N1. Os gaúchos podem estar em vias de transformar o que seria uma segunda onda controlável da epidemia em um novo flagelo de sofrimento e mortes. Em vez de erradicar a doença, correm o risco de estar escancarando as portas para ela.

    – A vacinação está muito abaixo do que se esperava. Se as pessoas não se protegerem, podemos ter novamente um grande número de casos. A magnitude da epidemia pode até ser maior do que no ano passado. Não há por que ter medo da vacina, tem de ter medo é de se infectar, porque o vírus pode levar à morte – alerta o infectologista Luciano Goldani.

    Autoridades e especialistas reforçam que não há o que temer. Além de protegerem contra a infecção, as doses são seguras. Já foram aplicadas em mais de 300 milhões de pessoas no Hemisfério Norte, sem registro de reações adversas graves.

    – A vacina é igual à dos outros anos. É impossível alguém pegar a gripe por causa dela. Não tem cabimento não se vacinar – garante o infectologista Breno Riegel Santos.

    itamar.melo@zerohora.com.br

Nenhum comentário: