sexta-feira, 16 de abril de 2010

DICA!!!!!


Dicas de alimentação para estimular o sistema imunológico

Incluir na dieta certos alimentos ajuda a combater o vírus da gripe

Um dos assuntos de maior destaque na mídia nas últimas semanas tem sido a campanha de vacinação contra a H1N1. No inverno, com as temperaturas mais baixas, passamos mais tempo em lugares fechados. Este ambiente é favorável para a contaminação por vários tipos de vírus de gripe.

A nutricionista Flávia Morais indica a inclusão de alguns alimentos na dieta para prevenir novos casos:

:: Vitaminas, minerais e fitoquímicos presentes nos alimentos, se consumidos regularmente, podem estimular o sistema imunológico.

:: Não devem faltar na dieta também grãos integrais, hortaliças e frutas (preferência às orgânicas), além de nozes e sementes.

:: Alimentos fontes de vitamina C – laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina, morango – também devem ter destaque. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a gripes e resfriados.

:: Óleo de coco é rico em ácido láurico e caprílico, tem atividade antiviral e antibacteriana. De efeito imunomodulador, pode ser usado em sucos, shakes ou vitaminas.

:: Alho é fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas ou, se preferir, cápsulas de óleo de alho.

:: Shitake contém lentinana, um potente imunoestimulante.

:: Leite fermentado: Por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.

:: Couve, cenoura e tomate: O betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.

:: O gengibre reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos como o de melancia e o de maracujá.

:: Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

:: Mel tem ação bactericida e antisséptica. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Tem ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.

:: Própolis é fonte de flavonóides, que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “antibiótico natural”.

:: Geleia real estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.

Fonte: Flávia Morais, nutricionista da Mundo Verde Franquia

Nenhum comentário: