quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Obesidade Infantil


A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e com ela várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além da falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.

Existem vários fatores que são determinantes no processo que leva a obesidade, um dos principais é o sedentarismo, pois a diversão da criança hoje é ficar na frente da TV ou no computador jogando. Outro fator que contribui é o aumento de produtos industrializados, que acabam facilitando o consumo de guloseimas e alimentos ricos em gordura, além das crianças adorarem esses tipos de alimentos. Muitas vezes são os pais que fornecem esses tipos de alimentos, por não ter tempo, em função da correria do dia a dia, para preparar um lanche saudável. Outro motivo para os pais não cobrarem uma alimentação saudável, é o tempo que passam longe dos filhos, assim acabam compensando através da alimentação.

A obesidade está associada a um risco aumentado de diabetes mellitus, dislipidemia, hipertensão arterial, doença cardiovascular, digestivas entre outras doenças crônicas.

Um fato importante é que as crianças obesas sofrem com a discriminação dos colegas, o que pode levar a uma depressão, podendo agravar o quadro de obesidade ou ainda danos psicológicos.

Melhorar a qualidade da alimentação das crianças, estimulando-as a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis e uma vida equilibrada com a prática de atividade física, seguramente ajudará a prevenir a obesidade infantil.
 
Texto original de:
Nutricionista Carmem Regina Bauer Santos - CRN2 9035
 http://nutriestar.blogspot.com/

Nenhum comentário: