quarta-feira, 22 de setembro de 2010

21 de setembro Dia da Árvore


Importância das Árvores

Ciclo da água
A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).

Amenizam o clima

Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.

Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.

Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.

Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.

Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos.Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.

Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.

Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressaõ arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.

Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.

Bibliografia

Claeys M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6, 2004.

Magalhães LM e Crispim AA. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, vol.33, n.193, p.64-68, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.

Nenhum comentário: