quinta-feira, 4 de março de 2010

Recado da Nutri !!!



DIARRÉIA

O que é?

Þ É a eliminação de fezes muito líquidas ou muito freqüentes (mais de 3 vezes ao dia).

Principais causas:

Þ A criança adquire diarréia após contrair vírus, bactérias ou protozoários de outras crianças, ou de água e alimentos contaminados.

Þ A intoxicação alimentar provoca diarréia rapidamente. Uma alergia ao leite ou sensibilidade alimentar, que pode aparecer com a introdução de novos alimentos, também pode causar diarréia.

Tratamento?

Þ A primeira indicação é substituir as perdas de líquidos e eletrólitos com soluções de água, sal e açúcar (soro caseiro).

Þ Os líquidos claros (como água, caldo de galinha, suco de maçã diluído e chá de ervas como camomila, cidreira, maçã seca e erva-doce) são bem aceitos e deve-se fornecer no mínimo 1,5 litro por dia.

Þ A dieta deverá conter bastante água e ser oferecida em pequenas quantidades, de 8 a 10 vezes por dia, em goles pequenos e freqüentes.

Þ Restrição alimentar não é indicada nem por períodos curtos.

Þ Se a criança estiver sendo amamentada, continue. O leite materno não piora a diarréia. Na verdade, o leite materno apresenta propriedades específicas de proteção contra infecções intestinais.

Como evitar?

Þ Ensine a criança a lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e antes de comer. Prepare os alimentos a altas temperaturas e os refrigere adequadamente.

Patrícia Fogaça Fernandes

Nutricionista – CRN2 6076

Nenhum comentário: