DIARRÉIA
O que é?
Þ É a eliminação de fezes muito líquidas ou muito freqüentes (mais de 3 vezes ao dia).
Principais causas:
Þ A criança adquire diarréia após contrair vírus, bactérias ou protozoários de outras crianças, ou de água e alimentos contaminados.
Þ A intoxicação alimentar provoca diarréia rapidamente. Uma alergia ao leite ou sensibilidade alimentar, que pode aparecer com a introdução de novos alimentos, também pode causar diarréia.
Tratamento?
Þ A primeira indicação é substituir as perdas de líquidos e eletrólitos com soluções de água, sal e açúcar (soro caseiro).
Þ Os líquidos claros (como água, caldo de galinha, suco de maçã diluído e chá de ervas como camomila, cidreira, maçã seca e erva-doce) são bem aceitos e deve-se fornecer no mínimo 1,5 litro por dia.
Þ A dieta deverá conter bastante água e ser oferecida em pequenas quantidades, de 8 a 10 vezes por dia, em goles pequenos e freqüentes.
Þ Restrição alimentar não é indicada nem por períodos curtos.
Þ Se a criança estiver sendo amamentada, continue. O leite materno não piora a diarréia. Na verdade, o leite materno apresenta propriedades específicas de proteção contra infecções intestinais.
Como evitar?
Þ Ensine a criança a lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e antes de comer. Prepare os alimentos a altas temperaturas e os refrigere adequadamente.
Patrícia Fogaça Fernandes
Nutricionista – CRN2 6076
Nenhum comentário:
Postar um comentário