terça-feira, 2 de março de 2010

Dica de leitura!!!

Como dar uma força na volta às aulas

Pais e professores podem ajudar a gurizada a ter uma rotina saudável de estudos e diversão

O ano letivo começa e as promessas são sempre as mesmas: "Este ano vou estudar mais"; "Vou fazer o dever"; "Não vou estudar de véspera". Mas nem sempre o bom intuito é suficiente para melhorar o currículo escolar.

Basta uma ou duas semanas de aula para que a gurizada – ainda com a "ficha limpa" – se renda ao tentador ritmo preguiçoso de estudos e, no primeiro bimestre, já comece a bola de neve de notas ruins.

A dica serve como aviso para os estudantes e como puxão de orelha para os pais: é preciso uma rotina bem estabelecida, tanto de estudos quanto de momentos de lazer e descanso, para começar as mudanças e não se embaralhar na escola. O resultado é garantido: um ano muito mais calmo para toda a família.

Para isso, selecionamos dicas preciosas que podem mudar seu ano letivo e do seu filho.

::: A escolha da escola deve ser feita com muito critério. Ela pode ser um fator determinante no desempenho escolar do seu filho. Procure aquelas que buscam estimular os estudantes e que permitam que os pais interajam e acompanhem o dia a dia do aluno.

::: Combine uma rotina de estudos diária que inclua revisão das aulas e resolução dos exercícios da tarefa de casa. Nada muito pesado, para não estressar o estudante.

::: O ambiente de estudo deve ser organizado, confortável e silencioso. A mesa deve ser ampla, para comportar os livros e o material escolar. Tudo isso longe das distrações da televisão, do telefone e do computador.

::: A biblioteca da escola pode ser um excelente ambiente de estudos, livre de distrações e, muitas vezes, com a possibilidade de interferência de algum monitor ou professor como tira-dúvidas.

::: A matéria na qual o aluno tem mais dificuldade deve ser estudada todos os dias.

::: Uma forma de organizar as matérias a serem estudadas é seguir o plano de aulas do dia, revisando cada aula que foi dada. Assim não ficarão "buracos" na rotina.

::: Quando os sinais de cansaço aparecerem, respeite seu filho.

::: Reserve também um horário para leitura de revistas e de jornais. Especialmente no caso dos alunos do ensino médio.

::: É importante também ter um momento para o lazer. Criança feliz tem muito mais potencial para o aprendizado.

::: Ofereça também cultura: leve-o ao cinema, a exposições de arte, ao teatro.

::: O reforço positivo deve sempre estar presente. Acompanhe o desempenho escolar do seu filho, elogie e reconheça as conquistas dele.

::: Excesso de atividade pode atrapalhar o rendimento escolar. Não adianta matriculá-lo em um milhão de cursos extracurriculares se ele não vai dispor de tempo para estudar o que foi ensinado na escola.

::: A cada 50 minutos de estudos, faça-o descansar por pelo menos por 10 minutos. É nesse tempo que o cérebro processa o que foi estudado para a próxima bateria de informações.

MEU FILHO | ZH - Correio Brazilien

Nenhum comentário: