quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dica.....

A BRINCADEIRA DA CABRA-CEGA
O jogo é divertidíssimo e não exige quase nada: basta um pedaço de pano para vendar os olhos dos participantes. Veja como brincar.

A cabra-cega é um jogo popular em várias partes do mundo. Mas volte alguns séculos na máquina do tempo e tenha uma surpresa: na Idade Média, eram os adultos quem corriam e pulavam nos corredores dos palácios europeus fugindo do companheiro de olhos tapados. Registros históricos mostram que o jogo era praticado pelos súditos dos reis e pela nobreza da Inglaterra por volta do ano 1500.

A popularidade do jogo se deve, talvez, à simplicidade. Com um pedaço de pano suficiente para dar a volta em torno da cabeça, é possível começar a brincadeira. Quem ganha a venda é chamado de cabra-cega. E, antes de sair à procura das outras pessoas, precisa girar três vezes. Não há número máximo de participantes, mas o ideal é que brinquem, pelo menos, três pessoas – uma que corre de olhos vendados e outras duas que fogem.

Como jogar

O jogo apresenta pequenas variações. A mais popular no Brasil diz que assim que a primeira pessoa for pega, a cabra-cega pode desvendar os olhos e passar-lhe a venda para o jogo continuar. Mas há também quem espere todas as pessoas serem agarradas para a rodada terminar – e quem ficar por último será a nova cabra-cega.


Um detalhe importante é fazer a brincadeira num local grande e espaçoso. Escadas, degraus, quinas e vidros não devem estar por perto, já que as crianças vão correr – e muito! – e se movimentar com os olhos cobertos. Tome cuidado também com acessórios que possam fazê-las se machucar, como aparelhos dentários móveis, óculos e brincos grandes.

Nenhum comentário: