segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ótimo inÍcio de Semana a todos!

Exponha suas emoções!

O modo como as mães falam com seus filhos quando eles são pequenos tem um efeito duradouro nas habilidades sociais das crianças, concluiu um estudo realizado pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Os pesquisadores descobriram que crianças cujas mães falam frequentemente com elas sobre sentimentos, crenças, desejos e intenções desenvolvem uma compreensão social melhor do que os filhos que têm mães que não costumam incluir esses temas em suas conversas.

O estudo acompanhou crianças de três a 12 anos de idade e avaliou a habilidade que elas têm de realizar tarefas designadas para medir sua compreensão social.

Em uma das atividades, os pesquisadores observaram como cada uma das mães falou com seus filhos de três anos enquanto olhavam juntos uma série de figuras. Eles viram que as crianças cujas mães descreviam frequentemente o estado mental de pessoas representadas nas imagens -as emoções ou o que elas poderiam estar pensando- foram particularmente bem nas tarefas.

A relação entre conversas precoces sobre estados mentais e o desenvolvimento da compreensão social se mostrou mais forte no início da infância, quando as crianças são mais influenciadas por suas mães, e não parece estar relacionada ao QI da mãe ou ao nível de compreensão social que ela mesma apresenta.

O estudo também revelou que compreender os sentimentos dos outros é uma coisa e mudar o comportamento em relação a eles é outra.

Os autores se surpreenderam ao ver que as crianças com maior compreensão de situações sociais também exibiram comportamentos negativos em relação a suas mães em uma tarefa em que deveriam trabalhar juntos.

Um comentário:

Cleidi disse...

Adoro os artigos que são postados, muito interessantes. Parabéns.