As brincadeiras são muito mais do que lazer para as crianças. Elas são essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades.
Para as crianças, brincar é muito mais do que simplesmente diversão. As atividades lúdicas têm papel fundamental no desenvolvimento do seu filho e o ajudam a compreender melhor o mundo em que vive. É através das brincadeiras que a criança começa a separar a fantasia da realidade e a extravasar os mais diversos sentimentos. Interagindo com os brinquedos, ela também desenvolve importantes habilidades motoras e intelectuais com mais facilidade.
Criatividade, lógica, relacionamento em equipe, sociabilidade, maturidade emocional e concentração são apenas alguns dos benefícios promovidos por uma boa brincadeira. Para comprovar, faça o teste: deixe seu filho brincar livremente e fique observando.
Você vai perceber que muitas das situações que ele cria têm relação com suas experiências recentes. O modo como a criança interpreta essas vivências nas brincadeiras demonstra como ela está lidando com essas experiências e pode até ajudar os pais a conhecerem melhor seu crescidinho.
A importância dos brinquedos
Enquanto os bonecos e brinquedos de montar dão asas à imaginação, os jogos exigem raciocínio. Diante dos resultados, seu filho aprenderá que existe o ganhar e o perder e aceitará esses dois conceitos. Se a brincadeira for em grupo, ele ainda aprende a importância de trabalhar em equipe e pratica a sociabilidade.
Até mesmo os videogames e jogos de computador, que geram tanta controvérsia entre pais e educadores, podem ser bastante úteis nesse processo. Eles também estimulam o raciocínio e os reflexos e podem até auxiliar no processo de alfabetização, se forem escolhidos com cuidado pelos pais.
E não podemos nos esquecer da principal função dos brinquedos, pelo menos para as crianças: eles divertem e relaxam. Essa "pausa" nas atividades diárias é muito importante para que seu filho se distancie dos conflitos que enfrenta diariamente e reorganize as idéias. Mais tranqüilo, ele assimilará melhor os novos aprendizados.
Porém, a idade da criança deve ser considerada na hora de comprar brinquedos. Crianças muito novas podem engolir peças pequenas ou se machucar com brinquedos destinados a outras faixas etárias. Além disso, seu filho se desenvolverá melhor com estímulos adequados à sua idade.
Entre os três e os cinco anos de idade, as fantasias estão fervilhando na cabecinha das crianças. É a fase do faz-de-conta e de representar sua interpretação do cotidiano nas brincadeiras. Aproveite para estimular ainda mais a imaginação do seu filho contando histórias, fazendo teatrinhos e mostrando livros ilustrados.
É interessante presenteá-lo com brinquedos que incentivem a criatividade e a fantasia, como massas de modelar, material de pintura e desenho, livros, carrinhos, bonecas, ferramentas de brinquedo, máscaras, quebra-cabeças, instrumentos musicais e fantoches, entre outros.
E a participação dos pais nas brincadeiras é mais do que bem-vinda. As crianças adoram dividir as descobertas e, junto dos pais, aproveitam ainda mais a brincadeira. Divirtam-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário